Francisco José Santarelli

Memórias Políticas

 

"Serviço de Água"

Itápolis é uma cidade, indubitavelmente privilegiada, na qualidade de sua água. Quando supervisor regional do SUS de Araraquara, tive oportunidade de contar com colegas para conseguir fosse dada uma colaboração na análise de nossa água, bem como prestar toda a informação para implantação do sistema de fluoretação.

Perfuração e Inauguração do Poço do Melinho

     1-Tirso Renesto,2-Tarquínio Bellentani, 3-Carlos Antonio Dultra, 4-Augusto Bortolassi, 5-Francisco José Santarelli, 6-Dr. Walter Salim Haddad, 7-Alcides Galacine

A bem da verdade, das análises todas que aqui foram realizadas houve a constatação de que a mesma era de primeira qualidade. Devemos citar, ainda, que a razão primordial era porque Itápolis sempre utilizou água de poços de captação de água, instalados no local ao lado da Área de Lazer Ciniro Massari e, posteriormente, após tentativas de novas captações deste mesmo sistema na chácara do Sr. Pedro Mazzo, sem contudo, obter sucesso pois as águas ali captadas não vinham por gravidade até a bomba de recalque como a da Área de Lazer. Restaram, após estudos, um aproveitamento das nascentes dos rios que banham nossa cidade e o mesmo não foi aprovado pela Secretaria do Governo, indicando que a solução para Itápolis era ter poços artesianos, pois esses, como os do manancial de Ciniro Massari não tinham necessidade de tratamento.

 

Em 1969, com o aumento populacional da cidade, foram perfurados poços artesianos e não foram poucos, Citarei para o conhecimento de todos os poços aqui perfurados:

Poços de captação de água na área urbana – profundidade e volume:

Alto da Bela Vista: 499 mt. - 60.000 1/h

Almoxarifado do SAAEI 277mt. - 100.000 1/h

Butarello: 150 mt. - 40.000 1/h

Poço profundo do Jardim Primavera

Antigo Almoxarifado da Prefeitura: 150 mt. - 30.000 1/h

Jardim Primavera: 539 mt. - 300.000 1/h

Recalque Central 190 mt .- 30.000 1/h

Jardim 2000 : 520 mt. - 200.000 1/h

Obs.: O Recalque também é usado para adicionar a rede de águas vindas por gravidade, da captação na Área de Lazer e poço da Chácara do Sr. Pedro Mazzo.

Reservatórios de Água - Áreas Urbanas:

Alto da Boa Vista (Faita) 1.300.000 l. (adução por bombas recalcadoras)

Melinho (Alto da Vila Santos) 150.000 l. (adução por gravidade)

Jardim Primavera: 01 Caixa elevada 250.000 lts. (adução por gravidade)

Caixas com 500.000 lts. Cada (adução por bombas recalcadoras) 1 caixa apoiada 1.000.000lts.

Jardim 2000: Caixa com capacidade de 1.000.000 l. (adução por bombas recalcadoras)

Escritório do SAAEI

O serviço de água instalado em nossa cidade é de 1935 lá no alto do cruzeiro que protege nossa cidade, inicio da Avenida Campos Salles, onde logo após construíram os reservatórios.

A criação do SAAEI ocorreu em 1968, porém, somente em 08 de dezembro de 1973 foi criado o serviço pela Lei 685/1973, sancionada pelo prefeito Carlos Antonio Dultra.

Acredito que estamos no caminho certo, pois nossa água é de boa qualidade, não necessita de tratamento, sendo somente adicionado cloro para o combate de impurezas e flúor para combater a cárie dentaria.

 

Também é de nosso conhecimento de uma atitude correta de nossos administradores e vereadores, em que para aprovação de loteamentos obrigatoriamente é necessário perfurar um poço artesiano.

Acredito também que problemas no abastecimento são comuns, posto que nos dias de hoje é corriqueiro na grande maioria das cidades do Brasil, problemas climáticos afloram.

Todo o assunto dessa crônica é no sentido de dizer que nosso sistema de abastecimento de água é de uma ótima qualidade, pois jornais regionais citam costumeiramente que onde a captação de água é feita de nascente e rios passando por tratamento; o número de problemas é bem maior do que em nossa cidade.

Aproveitando o ensejo, quero prestar homenagem ao falecido funcionário do SAAEI, Valentim Guirro, que mesmo aposentado continuou prestando seus serviços, pois era um profundo conhecedor do sistema de distribuição de água, implantado em nossa cidade.

Que Deus o tenha, meu querido amigo!