Francisco José Santarelli

Memórias Políticas

 

"Aero Clube de Itápolis"

Atual fachada da Sede do Aero Clube

Há trinta e oito anos atrás, recebi em minha residência, senhores aficionados de nosso aeroclube que estava prestes a encerrar suas atividades, ocasião em que fui convidado a candidatar-me para presidente dessa grandiosa entidade. Aleguei que não entendia nada de aviação, mas dada a insistência de todos ali presentes condicionei-me a aceitar desde que todos ali presentes participassem da chapa que seria única.

Vencido diante das argumentações, na noite do dia seguinte no campo de aviação, num novo livro de Atas, foi constituída nova diretoria pelos seguintes senhores: Francisco José Santarelli, José Nardini, Romeu Butarello, Deolindo Branco Peres, Nilton Prospero (Ditão), Edmundo Massari, Laércio Ênio Sgarbi, Abib Mucari, Carlos Antonio Dultra, Carlos Biffi, Rodolfo Sene e Otacílio Sebastião Lopes.

Eu, que não entendia nada sobre aviação, contei com a colaboração desses senhores e de um ilustre itapolitano, na época piloto da Vasp, Comandante Edmir Gonçalves.

Assim sendo, passamos a trabalhar; criamos quadro social com a contribuição de um salário mínimo anual, tínhamos um telefone com um

Prédio da Sede do Aero Clube, hoje Câmara Municipal

 só fio, que mal se ouviam, quando necessário, as ligações.

Tínhamos de herança um avião paulistinha HJD quebrado que há anos não passava por vistoria.

Contando com o prestígio de Edmir, junto ao DAC, conseguimos 4 aviões paulistinhas para treinamento, pois já tínhamos aprovados em exames 16 alunos.

 

Solicitamos do Senhor Prefeito da época, Sr Carlos Antonio Dultra, a autorização para usar e reformar o prédio da antiga Sociedade Italiana (Atual Câmara Municipal), prédio esse que havia sido confiscado pelo Ministério da Guerra, durante a Segunda Grande Guerra e que estava sendo usado pela Prefeitura para depósito de carteiras escolares, posteriormente, permutado com a Prefeitura por um hangar.

Assumimos o prédio, reformamos, instalamos restaurante com a primeira franquia da cidade, o famoso CHICKEN-IN, frango frito com batatinhas, pois, na época, não havia bons restaurantes. Aos sábados, matávamos 90 frangos e fritávamos um saco de batatas nas brincadeiras dançantes e bailes que realizávamos.

1976 - Chegada do Cessna adquirido pelo Aero Clube

Da esquerda para a direita: Nilson Mathias, ? Top(Funcionário), Vereador Oswaldo Malaquias,  Prefeito Municipal Tarquinio Bellentani, Padre Ednyr Roveri, Francisco Metidieri, Germano Butarello e Angelo Gazetta

Fizemos duas festas aviatórias com sucesso, tendo as colaborações do famoso piloto de acrobacias aéreas, o Comandante Bertelli e também do Prefeito da Base Aérea de Pirassununga, o itapolitano Major Moacir Zitelli, que aqui compareceu pilotando o primeiro avião a jato na cidade.

 

Com a renda do restaurante dos bailes e brincadeiras, das contribuições dos sócios, pudemos comprar o primeiro avião, um CESNA BAB de 4 lugares, o que possibilitou iniciarmos a formação de pilotos comerciais. A bem da verdade, primeiro avião adquirido pelo aeroclube o que alegrou nossos instrutores Jose Nardini e Otacílio Sebastião Lopes.

Naquela época, o DAC não aprovava Sede Social. Acredito que a ANAC agora também não aprove, por esta razão fazíamos dois balancetes, um para o DAC e o outro colocávamos nos bares e barbearias para os sócios acompanharem o trabalho que ali era realizado.

l976 - Sede do Aero Clube de Itápolis(hoje Câmara Municipal)

Encerramento de Curso de Piloto

1: Moacir Tristão, 2: Ivo(Riolândia), 3: Clemar José Fais, 4: Guido Torres, 5: ??, 6:Moacir Palmitesta, 7:??, 8: Francisco José Santarelli, 9: Chula Sene, 10: José Nardini, 11: ??, 12: ??, 13: João Paes Gregoratte, 14: Osvanil Campos, 15: Joel Dias da Costa

Presto aqui minha homenagem ao comandante Edmir, que alem de ficar (após sua aposentadoria na VASP) como presidente por vários anos, alavancou sobremaneira o Aeroclube, contando com a digna colaboração do nosso querido e atual presidente Josué Andrade. Com o discernimento de ambos, o Aeroclube de Itápolis é hoje o mais bem estruturado do Brasil. Inclusive, montaram a Escola de Aviação EJ, anexa ao aeroclube, que tanto engrandece nossa cidade sendo hoje uma das melhores da América do sul.

 

Nossos agradecimentos a esses dois renomados pilotos e a todos que restam daquela diretoria de 1975/1976, na esperança de que os que partiram desse mundo estejam festejando com o sucesso de nosso Aero Clube de Itápolis e Escola de Aviação Civil EJ, que forma pilotos para as companhias aéreas e, inclusive, exporta-os para outros países, pois é de nosso conhecimento que na China e em Davos existem pilotos formados por esta entidade, enaltecendo sobremaneira nossa querida Itápolis.