Francisco José Santarelli

Memórias Políticas

 

"Homenagem ao Dr. Valentim Gentil"

Dr. Valentim Gentil

Indubitavelmente, trago em minha memória que, em 24 de junho de 1948, ocorreu um dos dias mais tristes para nossa cidade, ou seja, o falecimento do ilustre itapolitano Dr. Valentim Gentil.

Jovem ainda, ouvia de meu pai que Itápolis possuía um grande político, cujo nome lhe fazia justiça, pois era valente e ao mesmo tempo gentil. E, atendendo ao clamor popular, aceitou ser mais uma vez candidato a Deputado Estadual, desta feita para implantar uma democracia plena.

Seu brilhantismo não se limitava somente na política, mas também na vida social, intelectual, moral e, ainda, era extremamente devotado à vida pública.

Prédio do Ginásio Estadual que hoje leva o seu nome

No pouco período de convivência que tive com ele, fiquei sabendo que havia  nascido em 14 de fevereiro de 1900, bacharelou-se em 13 de dezembro de 1920, em uma faculdade de Direito da Capital. Foi Delegado de Polícia em Barra Bonita; instalou banca de advogados em Itápolis; foi eleito vereador em 1927; fundou o Partido Popular em 193;, participou da Revolução Constitucionalista; foi presidente da OAB de Itápolis; em 14 de outubro de 1934 foi eleito Deputado Estadual; em 1936 foi nomeado Secretário da Agricultura do Estado, quando conseguiu trazer para Itápolis um Posto de Monta. Lembro-me que, todos os sábados, os animais reprodutores desfilavam pelas ruas de nossa cidade.

Conseguiu o Ginásio Estadual, que hoje leva o seu nome,  sendo um dos primeiros do Estado, para onde vinham alunos das cidades vizinhas e até distantes como, por exemplo, de São José do Rio Preto.

Dr. Valentim Gentil, Tarquínio Bellentani e Arthur Del Guércio durante comício em Tapionas

Odilon Negrão, Tarquínio Bellentani e Arthur Del Guércio durante comício em Tapinas

Em 1946, eu possuía uma pequena máquina fotográfica e acompanhei caravanas políticas nos Distritos e Bairros populosos.

Na ocasião, íamos em  caminhões lotados de aficionados deste grande político, caminhões  estes que serviam de palanques com a finalidades de angariar votos para nosso Deputado. Votos merecidos, pois tinha trazido para sua terra natal Grupos Escolares, sistema de abastecimento de água e esgoto, Ginásio, Escola Normal e Colégio Estadual tendo, inclusive, participado ativamente da construção do nosso hospital.

Tive pequena participação na vida política do Dr. Valentim Gentil. Cito, porém,  pequenos gestos por mim presenciados neste curto período:

 1 - Recebi após os comícios, carta dele agradecendo por ter fotografado os mesmos.

 2 - O Governo do Estado organizou grande demonstração de ginástica rítmica para as festividades de 7 de setembro, com a participação de todos os Ginásios do Estado, no Estádio do Pacaembu. Para nossa surpresa, os alto-falantes chamavam os itapolitanos para recepcionar o Presidente da Assembléia  Legislativa, Dr. Valentim Gentil, prestigiando os alunos de sua terra natal.

Dr. Valentim Gentil assinando a Constituição Estadual em 09 de julho de 1947

3 - Nos primórdios do meu casamento, meu cunhado Miécio Bonilha contou-me que estava na antessala do Secretário da Educação, para reivindicar melhorias para a escola na qual era Diretor na cidade de Lins, quando adentrou no recinto o Dr. Valentim e o oficial de gabinete o chamou para entrar. Então ele disse: “Não, este senhor aqui está  na minha frente, só aceito entrar se ele me acompanhar”. E, finalizando, meu cunhado me informou que graças a este ilustre personagem conseguiu tudo o que pretendia para sua escola e lamentava não ter tido a oportunidade de lhe dar pelo menos uma vez o seu voto. Compartilho com as palavras de meu cunhado, pois eu também,  infelizmente, não tive esta oportunidade de votar nele, pois quando foi candidato eu ainda não era eleitor.

 Eu, juntamente com meus amigos Eurico Hermes Manicardi e Nelson Baroni, professores primários em São Caetano do Sul, em 1952, abrimos um Curso Preparatório para alunos do quarto ano, com a finalidade de prestarem exame para o Ginasial, curso este que recebeu o nome do Dr. Valentim Gentil, inaugurado em solenidade pelo então Deputado Estadual, Dr. Eduardo do Amaral Lyra.

Tenho comigo a certeza de que, toda homenagem prestada a este ilustre cidadão itapolitano, nada mais é do que justa demonstração de gratidão por tudo que realizou por sua  querida terra natal.