Francisco José Santarelli

Memórias Políticas

 

"Novo Pavilhão e Centro Cirúrgico da Santa Casa"

Dr. Eduardo do Amaral Lyra Dr. Antonio Melucci
 
 

Com a morte prematura do ilustre médico Dr. Eduardo do Amaral Lyra, chefe cirúrgico da Santa Casa, o provedor da época o Sr. Carlos Tucci, iniciou a procura de médico capacitado na especialidade, para substituir à altura o Dr. Lyra que era conhecido por toda a região como excelente  cirurgião.

Não demorou muito tempo, para que amigos apresentassem como pretendente o Dr. Antonio Melucci, conhecido em Ribeirão Preto como um expoente cirurgião. Condicionou sob contrato para assumir o cargo que, não perfazendo um honorário de Cr$ 60.000,00 (Sessenta Mil Cruzeiros), a Santa Casa completaria o faltante no mês.

A bem da verdade, durante trinta anos como secretário da mesa diretora, não tomei conhecimento de

Antigo Centro Cirúrgico

Da esquerda para a direita: Ir. Isabel, Dr. Aloísio Gentil,  Ir. Diva,  Dr. José Américo Galbiatti,   Dr. Walter Salim Haddad,   Pe. Meneslau,  Ir. Lúcia de Souza, Ir. Alzira(falecida), Ir. Auxiliadora, Ir. Marta,  Ir. Clélia, Céia Bavelloni,  Ir. Juliana e Vitória Canônico

tal suplementação.

Com o passar do tempo, sempre presente na Santa Casa, o Dr. Melucci sentiu necessidade de construir um novo Centro Cirúrgico, bem como um novo pavilhão.

Iniciamos, então, uma grande campanha junto a população para doação de sacas de café, gado, jantares beneficentes e verbas de Deputados que aqui haviam recebido votos.

 

O Centro Cirúrgico idealizado pelo Dr. Melucci era perfeito, tanto é que, por muitos anos, foi considerado um dos melhores do interior. Porém, o pavilhão possuía falhas que seriam fáceis de serem sanadas, antes de se iniciar a construção.

Não observando esses detalhes foi iniciada a construção, porém quando da visita do engenheiro do serviço hospitalar da Secretaria da Saúde e feita a inspeção, este afirmou que não assinaria a planta, pois os pequenos problemas trariam desconfortos para os pacientes.

Inauguração do asfalto da SP-333 e Ramal de Acesso

1-Carlos Antonio Dultra, 2-Jefferson de Castro Ferraz 3-Dep. Estadual Jacob Pedro Carolo, 4-Adail Nunes da Silva, 5-Tarquínio Bellentani, 6-Secretário de Transportes do Governo Laudo Natel, 7-??, 8-Vice Governador(Gestão Laudo Natel), 9-Dr. Francisco José Santarelli, 10-Dr. Anésio Covizzi

Desta forma, seguimos para a capital munidos de toda a documentação das doações obtidas através do ilustre itapolitano Libero Massari, que incluíam um moderno aparelho de RX, refletores, mesas cirúrgicas e outros, para que com a influência do Presidente da Assembléia Legislativa, o Deputado Jacob Pedro Carollo, conseguirmos uma audiência com o Secretário Estadual da Saúde.

Lá chegando, esclarecemos o problema e o Secretário, impressionado, afirmou que estaríamos bem servidos e equipados e que pediria ao chefe do engenheiro que aqui esteve a possibilidade de demovê-lo pelo menos em parte da sua negativa, o que não foi possível.

Porém, já quase indo embora, o engenheiro nos perguntou como tínhamos conseguido audiência com o Secretário da Saúde. Dissemos que havia sido através do Deputado Carollo. Ao ouvir isso, ele apanhou as plantas e disse:  “Por que não disseram isso antes? Façam as correções possíveis, pois não posso deixar de atender a um pedido do meu amigo e irmão Jacob Pedro Carollo, pois também conheço o seu trabalho”.

Assim, feitas as devidas correções, foram realizadas as obras de construção do Pavilhão e Centro Cirúrgico da Santa Casa local, trazendo enormes benefícios aos itapolitanos e moradores das cidades vizinhas.