Francisco José Santarelli

Memórias Políticas

 

"A Fundação do Clube de Campo"

Sinto muito orgulho e satisfação ao adentrar nosso Clube de Campo hoje. Com o trabalho e dedicação de todos os Diretores, nestes 54 anos de existência, foi possível torna-lo ponto de referência e convivência salutar, tanto socialmente na recreação como nos esportes, tornando-se, assim, um dos melhores do interior paulista.

Dr. Eduardo do Amaral Lyra Dr. José Antonio Trevisan Dr. Francisco José Santarelli

Isso posto, retroagindo no tempo, por sugestão do Dr. Eduardo do Amaral Lyra, idealizador, com a minha colaboração e do Dr José Antonio Trevisan, reunimo-nos no sentido de fundar um Clube de Campo com as precípuas funções de ser um ponto de encontro da sociedade itapolitana, bem como de tentar pacificar a política local que há uns dez anos vinha sendo feita de uma maneira inconcebível para uma cidade apegada à religião, à cultura e aos bons costumes.

Dessa maneira, no dia 06 de junho de 1960, na residência do Dr. José A. Trevisan, compramos dos Srs José Semeghini Neto e de seu irmão Hermínio, seis alqueires e uma quadra, por Cr$ 750,000,00 com a transferência e compromisso de venda e compra através, de contrato particular, em 3 prestações de Cr$ 250.000,00 sendo que a primeira  coube ao Dr. José A. Trevisan.

 De posse da propriedade, iniciamos a confecção dos estatutos e estudos de uma piscina semiolímpica e início da construção de uma piscina infantil, atraindo, assim, novos sócios que queriam levar os filhos para desfrutar da primeira piscina da cidade.

No dia 22 de janeiro de 1961, na sede do clube, já com um grande número de sócios e com representantes dos dois partidos políticos existentes na cidade, fizemos a eleição da primeira diretoria e a constituição de uma comissão para a construção da piscina semiolímpica, com os seguintes sócios: Ari Coelho, Augusto Rodrigues, Jair Campanha, Alduíno Pinotti, Antonio Draguetta, José Garieri, Ernesto Ferrari, Dr. Luis A. Monteiro, Dr. Francisco J. Santarelli, Dr. Edson Caivano, Dr. Idiomar Semeghini, Dr. Dante Compagno, Michelangelo Mortati, José Lutaif, Deolindo Branco Peres e José Cyrino.

Esta é a maior prova de que a pacificação política estava se realizando, pois se nota na constituição dessa primeira diretoria um mesclado de pessoas de ambos os partidos políticos, ficando  assim constituída:

Presidente - Dr. Eduardo do Amaral Lyra

Vice-Presidente - Dr. Francisco José Santarelli

Primeiro  Secretário - Dr. José A. Trevisan

Segundo Secretário - Luis Caninéo

Primeiro Tesoureiro - Dr. Carlos A. Dultra

Segundo Tesoureiro - Sérgio Benetti  

Diretor de Patrimônio - Tarquínio Belentani

Diretor de Esportes - João Ovídio Guzzo

Diretora Social- Liameme de Assis

Conselheiros: Dr. Dante Compagno, Victório Santarelli,Vicente Carelli, Dr. Luis A. Monteiro, José Lutaif, José Jacomelli, Jacy Tucci, Dr. Edson Caivano, Roberto Del Guércio, Dr. Orozimbo Theodoro do Amaral, Paulo de Oliveira, José Gentile de Luiz e Armando Santoro.

Carlos Antonio Dultra e Francisco José Santarelli com seus filhos na piscina do Clube de Campo

Após a constituição da comissão para a construção da piscina semiolímpica, fui designado para dirigir a construção da mesma. Para abrir o buraco foi usado um trator de esteira do sócio José Garieri e, de posse da planta, iniciamos a compra dos ferros para a concretagem, mas chegamos à conclusão de que não teríamos dinheiro para construí-la nos moldes daquela planta. 

Contratamos, então, o irmão do chofer de Praça Benedito Massareti ( Tico-Tico) que era um empreiteiro e, sob a supervisão do engenheiro do Dr. Dante Compagno, iniciamos a construção  da mesma com duas cintas  de ferro, concreto e tijolos refratários.

 Após dois meses e dezessete dias, a piscina foi entregue para limpeza e enchimento de água, utilizando um poço caseiro equipado com uma Bomba Mazzo, a gasolina e duas viagens por dia de caminhão pipa.

Assim sendo, conseguimos o nosso propósito e, no dia 29 de junho de 1961, foi inaugurado o CLUBE DE CAMPO DE ITÁPOLIS, com um grandioso baile.