Itápolis é destaque no II Campeonato Sorveteria Brasileira,  realizado em Belo Horizonte 

Itápolis, que já figura no cenário nacional como referência na citricultura, na aviação e na confecção, já há algum tempo também tem destaque na área do Sorvete.

No ano de 2009, com apoio da Prefeitura, foi realizado um encontro com quase 300 sorveteiros itapolitanos, alguns com estabelecimento aqui mesmo na nossa cidade, mas a maioria, mais de 400 sorveterias, se destacando em centenas de cidades do estado de São Paulo e fora dele. Também no mesmo ano, foi realizada a FENASITA, Feira do Sorvete de Itápolis, voltada para o setor, onde várias empresas do segmento estiveram em Itápolis e realizaram muitos negócios, além de movimentar hotéis, restaurantes e outros setores ligados direta ou indiretamente.

Cone de Laranja - decorado com as cores da Bandeira da Itália

Com reportagens em toda mídia televisiva regional inclusive em nível nacional, com destaque no programa “Mais Você” de Ana Maria Braga, Itápolis foi chamada “Capital do Sorvete”, título que ainda precisa ser bastante trabalhado, mas que já é uma realidade.

Para firmar ainda mais essa vocação, a cidade de Itápolis esteve representada no “II Campeonato Sorveteria Brasileira”, evento realizado pela Publitec, editora técnica que publica a revista Sorveteria e Confeitaria Brasileira,  em Belo Horizonte-MG, nos dias 26, 27 e 28 de Julho com uma equipe de apoiada pela Prefeitura local.

Equipe prepara o cone de laranja

Participar desse evento por si só já era uma vitória, pois as cinco equipes participantes, de vários estados, foram pré-selecionadas anteriormente mediante envio de currículos aos avaliadores membros da Equipe Brasileira que representou o Brasil mundialmente no Campeonato Mundial em Rimini na Itália.

 

A equipe de Itápolis que tinha como Mestre Sorveteiro, os itapolitanos Leandro Sambini, destacado Mestre Gelatieri, Membro da FIC (Federazione Italiana Cuochi – Federação Italiana de Chefs) e o confeiteiro Maílson Rita, destacado empresário do ramo de sorvete, além do Capitão e membro participante do Júri, Ademir Donisete Sambini. A Equipe Itapolitana participou com o tema em uma homenagem aos 150 anos da Unificação

Prefeito Mazzinho e Equipe Itapolitana Mailson e Leandro

da Itália  e o início da Grande Imigração Italiana no Brasil, homenagem também para Itápolis, que tem na  maioria das suas famílias a ascendência italiana, mesclando através do sorvete artesanal os sabores e as cores de dois países irmãos: Itália e Brasil.

Confecção do sorvete perante o público

Nesse concurso que é homologado com o regulamento internacional da Coppa Del Mondo della Gelateria em Rimini-Itália, consistia em cinco provas que deveriam ser realizadas perante o público: Decoração de cuba, cone de sorvete, peça artística, torta gelada e taça decorada.

A Equipe de Itápolis foi destaque com o cone de sorvete sabor laranja, decorado com as cores da bandeira da Itália. O sabor do sorvete impressionou os jurados, os presentes e inclusive os patrocinadores italianos presentes. Com esse sorvete, Itápolis ganhou o Prêmio Destaque pela Imprensa especializada.  A equipe agradece a Prefeitura de Itápolis pelo apoio e a todos que colaboram direta e indiretamente.